Pular para o conteúdo principal

Destaques

A misteriosa centopéia vermelha

Está ai uma classe de animais que desconheço, os Diplópode.

🦋 Borboletas - as maravilhas do mundo dos insetos

Elas tem várias cores e formas, na sua fase larval também, mas poucos gostam pois são repugnantes e trazem medo, mas quando passam pela metamorfose se transformam em ser lindo e maravilhoso.

Fotos de borboletas que encontro

Então sem mais delongas e vamos as fotos das borboletas que encontro nas minhas aventuras por ai:

Borboleta-marrom-de-machas-brancas (Janatella hera)


Em meio as trilhas do pequeno fragmento florestal urbano do Museu da UFMG, nessa época de chuvas no chão da floresta sempre tem pequenas flores que no qual várias borboletas vem para polinizar. E claro que nunca perco a oportunidade de fotografar uma. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta Aeria olena olena



Borboleta-amarela-do-caribe (Phoebis argante)


Está bela borboleta um dia apareceu em meu jardim e não perdi a oportunidade de tirar uma foto. Borboleta-amarela-do-caribe é uma borboleta da família Pieridae. As larvas alimentam-se de Pentaclethra macroloba, Cassia biflora, Cassia fruticosa, Inga vera e Inga ruiziana. Local: Belo Horizonte - MG

Borboleta-broca-do-fruto (Strymon megarus)


Essa bela borboleta pousou em meu jardim e aproveitei o momento para uma foto. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Borboleta-azul-fosco (Catonephele numilia)


Essa linda borboleta estava sobrevoando pela trilha, quando pousou que vi seus exuberantes círculos amarelos. Catonephele numilia é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae, encontrada do México até a Argentina. Apresentam dimorfismo sexual bem aparente. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta-de-marcas-metálicas (Nymphidium lisimon)


Consegui essa foto no momento em que ela parou. Foi difícil pois ela não parava de se mover. Incrível e maravilhosa borboleta-de-marcas-metálicas. Nymphidium é um gênero da família das borboletas Riodinidae presente apenas na ecozona neotropical. Alguns Nymphidium são obviamente transformados secundariamente por mimetismo, caso contrário, as cores quase exclusivas são marrons e brancas, sendo, de vez em quando, preponderantes. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta Eueides isabella



Borboleta Morpho menelaus



Borboleta-pororó-azul (Hamadryas arete) - macho


Fotografei essa linda borboleta no momento exato em que ela parou. Conhecida como poró-azul (Hamadryas arete - macho) é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae. É encontrado na Bolívia, no Brasil e no Paraguai. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 

Borboleta-pororó-azul (Hamadryas arete) - fêmea


Sem dúvida as borboletas são belas por natureza, mas umas são mais lindas que outras e ainda mais quando se destacam assim em um tronco de árvore. Já tinha consegui uma foto do macho separado, do casal, e agora tenho da fêmea. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Borboleta- (Hamadryas laodamia) - casal



Em meio a uma trilha vi esse casal apaixonado no alto de uma árvore. O macho está acima, e fêmea abaixo com as listras brancas. Claro que não perdi a chance de tirar uma foto, mas acho que não atrapalhei o momento deles. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta-médico-azul Rhetus periander


Próximo a um pequeno córrego vi algo na vegetação rasteira de um azul intenso. Quando me aproximei vi que era essa bela borboleta azul. Fiquei encantado pois nunca tinha visto uma assim. E claro que não perdi a oportunidade de uma foto, pois ela não se assustou com minha presença e não fugiu. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG

Borboleta rosa-da-manhã (Heraclides anchisiades)


Em uma viagem vi este belo jardim e veio essa linda borboleta visitar e pegar um néctar. E não perdi a oportunidade. Local da foto: Moeda - MG


Borboleta-do-manacá (Methona themisto)


Mais uma bela borboleta apareceu em meu jardim. Essa resolveu pousar sobre o manacá-de-jardim, acho que fez jus ao seu nome comum. Tem belas cores amarelas e pretas. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Borboleta Chalodeta theodora


Em um belo dia de almoço com minha namorada na cantina do museu, apareceu essa bela e pequena borboleta. E não perdi a oportunidade de tirar uma foto dela. E só hoje consegui saber qual espécie é por um grupo de identificação do Facebook. Espécie da foto: Chalodeta theodora. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG


Borboleta-comum-de-asa-longa (Heliconius erato)


Essa bela borboleta estava polinizando uma flor de bromélia. O que chama mais atenção dessa bela borboleta é o vermelho vivo em suas asas destacando sobre o negro. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta-marrom (Hermeuptychia sp.)


No meu jardim estão aparecendo cada tipo de borboletas diferentes, desde pequenas e simples como esta, a bem coloridas e grandes. Local: Belo Horizonte - MG.


Borboleta-metália - fêmea (Hyphilaria thasus)


Em um dia em meu jardim, vi algo voar lentamente para o meio das plantas, de coloração branca e listras escuras. Quando enfim ela pousou, vi que era uma borboleta, uma bela borboleta, e claro não perdi a oportunidade dela ter ficado parada e tirei essa foto. Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.

Lagarta da borboleta-metálica (Hyphilaria thasus)

Confesso que tive dor de cabeça com essa pequenas lagartas. Quase acabaram com minhas orquídeas. Elas tem uma camuflagem bastante eficiente e ficam em grupos pequenos, só reparei que tinha elas nas folhas pois as folhas estavam sumindo. Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.
 

Borboleta Malaquita ou borboleta-verde (Siproeta stelenes)

 
Esta bela borboleta foi bem difícil de tirar uma foto, pois ela não parava, não a toa que tirei com o zoom da câmera. Gosto de tirar fotos de insetos com a opção macro que tem na minha câmera, mas como ela e semi-profissional tem que chegar bem perto deles, e no caso dessa nossa amiga ai ela fugia sempre. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 

 Borboleta-cabeça-de-fósforo (Urbanus proteus)

 
Em um belo dia em meu jardim, essa pequena borboleta apareceu com seu bater de asas diferente. Com isso vi que era uma espécie que nunca tinha visto, ainda mais com essa "cauda" no final de suas asas. Local: Belo Horizonte - MG
 

Borboleta-plutão (Pyrgus orcus)

 
Em meio a uma trilha na época de seca, somente vemos folhas secas caindo no chão da floresta. Mas logo vi algo se movimentar com um bater de asas belo, e logo parou e vi que era essa bela borboleta-plutão com toda sua beleza. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 

Borboleta-A-B (Callicore astarte)

 
Quando vi essa bela borboleta no seu bater de asas abertas que era de um vermelho intenso, mas quando pousou veio a surpresa, achei na hora que era a borboleta 88, mas quando descobri a espécie por amigos em um grupo de identificação a surpresa foi maior, era a Borboleta-A-B, que nem sabia que existia. Local: Belo Horizonte - MG

Borboleta-asa-de-morcego (Achlyodes busirus)


Em uma bela tarde em meu jardim, estava perto do manacá-de-jardim, quando vi algo escuro com um bater de asas lento vir na direção dele. Então pousou e vi que era uma borboleta. Logo pequei minha câmera e já disparei a fotografar. Só depois com ajuda na identificação em grupos, descobri que ela se chamava borboleta-asa-de-morcego, e pior que parece mesmo. Local: Belo Horizonte - MG

 

Borboleta prepona-manchada (Archaeoprepona demophon)


Caminhando pelas trilhas vi em um tronco de uma árvore várias borboletas voando na parte mais baixa dela. Quando me aproximei muitas fugiram, mas está ficou. Estava provavelmente sugando a seiva que estava escorrendo da árvore. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 

Borboleta-gema (Phoebis philea)

 
Um belo dia em meu jardim, vi uma bela borboelta amarela pousar sobre as flores da planta coração-sangrento, então logo peguei a câmera e já tirei essa foto. Local da foto: Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-amarela-mimosa (Pyrisitia leuce)

 
Ela tentou se esconder entre as folhas, mas consegui essa foto. As borboletas são uma inspiração pra mim triar foto, nunca me canso. Local da foto: Belo Horizonte - MG
 

Borboleta-amarela (Tegosa claudina)

 
Gosto quando as borboletas pousam nas folhas para dar esse contraste do verde com a cor delas, no caso desta é amarela, mas muitas de outras cores ficam lindas. Local da foto: Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-cauda-de-andorinha (Taygetis virgilia)


Mesmo a foto não ter saído boa, gosto sempre de tirar para conseguir identificar qual espécie é, não de borboletas e outros insetos mas de tudo que encontro e consigo fotografar. Essa borboleta por exemplo não conhecia e agora já descobri qual é. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Borboleta-pompéia (Pompeius pompeius)


Todos acham que as borboletas tem que ter cores belas e chamativas, mas as vezes algumas tem somente esse padrão de cores amarronzados e acinzentadas, que passam despercebidas pelos olhos de muitos, mas eu sempre vejo uma beleza única que é o caso dessa pequena borboleta da foto. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Borboleta-do-maracujá (Agraulis vanillae)


Quando estava molhando algumas plantas vi esta bela borboleta alaranjada voar delicadamente para essa planta com flores e claro não perdi a chance de tirar essa foto. Local da foto: Belo Horizonte.


Borboleta-caixão-de-defunto (Heraclides thoas brasiliensis)


Em um trilha bem fechada pela floresta, vi ao longe um bater de asas. Pensei que fosse um pequeno pássaro, mas o batido de asas era lento, ai quando pousou, peguei a câmera e era essa bela borboleta. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta-de-bando (Phoebis statira)

 
Em meio a tanto verde, essa pequena borboleta se camuflou bem, e olha que sua coloração é amarela, mas com a luz entre as sombras do sol ela ficou parecendo que tinha cor verde. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta marrom (Cissia pompilia)

 
 
Estava em uma trilha onde o chão estava coberto por esse tipo de planta. Mas ai que vi que tinha várias pequenas borboletas sobrevoando elas. Foi então que consegui essa foto dessa pequena borboleta marrom. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-linda - Doxocopa linda

 
Não sei se vocês reparam na foto, mas essa borboleta estava em um gambá morto. Eu estava saindo de uma trilha quando vi este gambá morto, então vi que tinha alguns insetos voando sobre ele (normal para um animal em decomposição), de curiosidade me aproximei para ver, foi então que do nada essa borboleta veio e pousou sobre o gambá morto e ficou lá até eu tirar a foto e depois voou. Nunca tinha visto tal comportamento em borboletas. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-do-girassol - Chlosyne lacinia saundersii

 
Estava molhando algumas plantas quando vi algo laranja pousado na parede, então me aproximei e vi que era essa bela borboleta. Como não estava com minha câmera, essa foto fiz com o celular mesmo. Local da foto: Belo Horizonte - MG
 

Borboleta-cabeça-de-fósforo - Urbanus proteus

 
Estava saindo de casa, quando vi no chão um ponto meio azulado. Então me aproximei e vi que era essa pequena borboleta. Como estava sem minha câmera tirei essa foto com o celular mesmo para identificar depois. Local: Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-branca -Ascia monuste orseis

 
Estava organizando minhas plantas quando vi algo branco voar de leve sobre as folhas, foi então que sem medo ela pousou bem perto de mim, e com o celular mesmo tirei essa foto. Uma visita inesperada de uma bela espécie de borboleta. Local da foto: Belo Horizonte - MG.
 
 

Borboleta-capitão-dobrado - Helias phalaenoides


Estava em uma área onde tinha uma grama alta e várias plantas com flores. Foi então que vi várias borboletas, abelhas e outros insetos em uma grande festa de polinização nelas. Foi então que me decidi entrar no meio dessa vegetação e ver se conseguia alguma foto de algum bicho. E uma delas foi essa bela borboleta. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta Malaquita - Siproeta stelenes meridionalis


Estava andando por uma trilha quando percebi um leve bater de asas ao longe. E logo pousou nesta folha. Foi ai que não perdi a oportunidade, pois tem borboletas que não param quietas, e quando param é por pouco tempo. Que foi caso dessa, parou, tirei essa foto e logo saiu voando. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 

Borboleta-capitão-azul-variável - Pythonides jovianus

 
Em meio as folhagens verdes da floresta, vi algo pequeno de cor azul de longe voar lentamente. Logo pensei, é uma borboleta pequena. Então logo parou e eu corri. Me aproximando devagar eu a vi, bela com seu azul vibrante no meio das folhas verdes, então não perdi a chance de tirar uma foto dela. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Parides agavus


Estava próximo a uma lagoa quando vi de longe um ponto escuro sobre as folhas secas caídas na água. Foi ai que peguei minha câmera, dei o zoom e vi que era essa bela borboleta que parecia estar naufragada em meio a um mar de folhas secas. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Borboleta-asa-de-lança - Parides neophilus - macho

 
As vezes estou na hora certa e no momento certo. Que foi o caso dessa foto. Estava fotografando essa flores, quando uma que estava do meu lado logo veio essa bela borboleta e pousou sobre ela. Então não perdi a oportunidade única, pois pra pegar borboletas de perto assim e outros insetos é bem difícil. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 

Sostrata nordica

 
Quando vejo uma borboleta com seu leve bater de asas não perco a oportunidade de tentar tirar uma foto, pois algumas são rápidas e não param. Por minha sorte essa já estava nessa folha parada e aproveitei para fotografar. Não sabia a espécie, então através de um grupo de identificação pelo Facebook, meus amigos descobriram. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
  

Capitão-Do-Mato (Morpho helenor)

 
 
Vale tudo para não ser predado, até imitar os olhos de seus próprios predadores. O mimetismo é uma das técnicas mais incríveis da natureza, utilizadas por muitos animais e essa borboleta levou isso a sério. Essas estruturas em suas asas imitam os olhos de um predador para que outros animais se sintam intimidados a não atacá-la. E claro não posso deixar de citar que para fotografar borboletas você precisa de um pouco de paciência, pois é difícil elas pararem assim para você tirar uma foto delas. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 

Borboleta-olho-de-coruja (Caligo beltrao)

 
Imagine você é pequeno pássaro, e logo se depara com uma visão dessa na sua frente, o que você faria? Bom, em sã consciência fugiria não é mesmo? Pois é, essa é a real intenção do mimetismo dessa bela borboleta. Ela tipo imita os olhos de uma predador, no caso um olho de uma coruja para afastar seus próprios predadores, que no caso são outras aves menores. Local: Serra do Curral, Mata dos Túneis - Sabará - MG.


Borboleta-tropical-branca (Glutophrissa drusilla)


Em meio a uma trilha na floresta vi de longe algo branco voar lentamente. Como já estou acostumado quando vejo algo se movimentar já pego a câmera e deixo a postos. E pelo leve bater de asas sabia que era uma pequena borboleta. Esperei ela pousar, e pra minha sorte ela pousou nessa pequena flor amarela e ficou. Me aproximei bastante para pegar uma foto boa e consegui essa, o bom que ela não saiu voando. E repare que da pra ver nos olhos dela que ela estava me olhando. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 

Borboleta-de-listra-vermelha (Siderone galanthis)


Sempre quando vejo um leve bater de asas pela floresta paro e espero para ver se é uma borboleta. Dessa vez essa já estava parada e no chão. Porém, quando ela fecha as asas é impossível de vê-la, pois suas cores com as asas fechadas são da cor das folhas secas do chão da floresta, uma camuflagem perfeita. Mas ela resolveu a me ajudar e abrir um pouco suas asas, foi ai que consegui essa foto. O que mais deixou maravilhado nem foi o vermelho intenso de suas asas, mas sim as partes azul brilhantes, parecendo que eram somente um pó em cima de suas asas.  Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG

Aparecendo mais fotos de borboletas vou atualizando, e claro deixe um comentário do que achou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas