Pular para o conteúdo principal

Destaques

Tiziu (Volatinia jacarina)

O Tiziu é um passarinho bem conhecido e famoso dos campos brasileiros. Com seu canto característico com pulos alegres.

🌳 Árvores - as gigantes das florestas

Elas são a constituição viva da floresta. Com suas copas grandes e variadas, foram o ecossistema vivo e equilibrado.


Fotos de árvores


Agora sem mais delongas, vamos algumas fotos que tirei por ai. A maioria das minhas fotos estão também no meu Instagram @cleverson.felix:

Este é o Ipê-amarelo (Handroanthus albus) sem flores. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticatubas - MG.

Já está foto é o Ipê-amarelo florido, tirei de longe para mostrar o contraste do amarelo das flores com o verde das outras árvores. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Já este é o Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus). Local da foto: Belo Horizonte - MG

 
Está é uma Araucária (Araucaria angustifolia), são endêmicas do sul do Brasil, mas essa ai da foto foi plantada em um terreno. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Está árvore é conhecida como cotonete (Clerodendrum quadriloculare) nativa das Filipinas e Nova Guiné. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Gosto muito das palmeiras, elas dão um belo paisagismo e claro uma bela foto com essa lua ao fundo. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Mais uma foto de uma palmeira, mas agora ao por do sol. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticautbas - MG.

Essa pequena árvore é chamada de Parmentiera, é uma planta exótica aqui no Brasil. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Os pinheiros também são árvores ótimas para paisagismo e belas fotos. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.



Um tronco caído em meio a trilha da floresta do Museu de História Natural ficou uma boa foto.


Uma das árvores mais bonitas do nosso nordeste, o umbuzeiro (Spondias tuberosa), tem suas raízes expostas e bastante fortes. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.


Está achei muito bonita devido essas trepadeiras terem subido nela e parece ter formado uma árvore totalmente diferente, mas é a barriguda, ou paineira-branca (C. glaziovii). Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Esta bela árvore poucos a conhecem, é a árvore cagaiteira (Stenocalyx dysentericus), uma planta nativa do nosso cerrado. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticautbas - MG.



Achei esse momento imperdível para tirar essa foto, quando umas nuvens tamparam o sol mas deixando um pouco de luz entrar e deixando uma pequena parte do céu azul no canto direito. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.


Uma das minhas árvores favoritas, a árvore da sapucaia (Lecythis pisonis), onde suas flores tem uma tonalidade de lilás e roxeado, e as folhas próximas ficam com esse tom rosado, e seus frutos são uma espécie de pequenas castanhas, mas o mais interessante é a casca, que chama de cumbuca. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.


Um belo por do sol não podia disperdiçar o momento. A árvore é um jatobá (Hymenaea courbaril). Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticautbas - MG.
 
Enfim o encontrei e o vi de perto. A foto não ficou boa pois tirei do meu celular quando estava caminhando pelas ruas de BH, ai não estava com a minha câmera então foi o com celular mesmo. O Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba), sempre quis ver um de perto. Sempre vi do rosa e do amarelo pelas ruas da cidade, mas o branco realmente encanta. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

 
Essa é a majestosa Sumaúma, e considerada uma das maiores árvores tanto na América Latina tropical quanto na África, podendo atingir seus 50 m de altura e mais de 2 m de diâmetro do tronco. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 
Em breve trarei mais fotos de árvore para vocês. Se gostaram deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas