Pular para o conteúdo principal

Destaques

Tucano (Ramphastos toco)

Quem vê essa bela ave fica sempre encantado, mas eles tem um segredo meio sombrio.  

🍄 Cogumelos: seres vivos bastante diferentes

A maioria das pessoas acham que os cogumelos são plantas, mas na verdade eles formam um grupo a parte, o dos fungos. E os cogumelos nada mais são do que os corpos frutíferos desses fungos.

Minhas fotos de alguns cogumelos que encontro por ai


Agora vamos ao que interessa, que são as fotos dos cogumelos mais diferentes e de cores vistosas:

Um belo cogumelo-chapéu-de-guada-chuva-amarelo (Leucocoprinus birnbaumii). Eu particularmente adorei fotografar esses cogumelos, pois tem uma forma linda de guarda-chuva e a coloração é bela. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Um coguemlo-orelha-de-pau-marrom (Trametes versicolor). O interessante desse cogumelo que ele nasceu loco em cima de um tronco cortado, ao invés do lado do tronco. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Um belo Cogumelo orelha-de-pau-laranja (Pycnoporus sanguineus). Acho interessante a cor desse belo cogumelo, que ela destaca em meio as folhagens verde da floresta. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Este belo cogumelo, chamado de Ganoderma australe, não tem nome comum, nasceu neste tronco morte de uma árvore e achei interessante tirar uma foto meio inclinada para dar um efeito diferente. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Este belo cogumelo em forma de guarda-chuva é da espécie Oudemansiella-canarii. Tirei essa foto pois achei bem interessante onde ele nasceu, em um pequeno tronco caído na floresta e deu um bom tema para a foto. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Em meio as trilhas, encontrei um tronco de uma árvore já cotada e nasceu esses belos cogumelos brancos em forma de guarda-chuva do gênero Lepiota. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Em meio a minha disciplina de fotografia no curso de biologia, estávamos em dia chuvoso em trilhas, quando vi este pequeno cogumelo branco do gênero Coprinellus saindo de cabeça para baixo em meio a musgos, e tirei essa foto com flash, estourou, mas gostei do efeito, como se ele estivesse "procurando a luz". Local da foto: Vale do Peixe Tolo, Conceição do Mato Dentro - MG.

Em meio a uma trilha vi alguns troncos caídos e algo alaranjado grande no meio. Quando vi era esse cogumelo que parece ter pelos, é da espécie Lentinus crinitus. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Em um tronco já caído no meio de uma tralha, vi vários desses cogumelos pintados, eles são do gênero Oudemansiella, achei bem interessantes. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Este cogumelo é do gênero Macrocybe sp. Eles nasceram no pé de uma árvore em meio as suas folhas secas. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Em tronco ainda vivo no meio da floresta, avistei essa estranha coisa. A primeiro momento reparei que tinha um formato de um cogumelo e parecia um cogumelo. E somente posteriormente com ajuda na identificação era um cogumelo sim, da espécie Phellinotus piptadeniae. E você deve estar se perguntando o por que dele ser assim, é porque ele é muito apreciado por besouros, e esse estava todo comido por alguns ao que parece. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Em uma trilha, vi algo branco em cima de tronco velho caído no chão, quando me aproximei reparei que era esse cogumelo bonito, mas só depois que vi que estava infestado de larvas e vários outros insetos se banqueteando dele. É só você ver algumas ali em cima na parte superior da foto e varias larvas espalhadas pelo tronco. Espécie da foto: Favolus sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
Este sem dúvida é um dos cogumelos mais bizarros e estranhos que já vi. Eles nasceram em um vaso de planta que tinha pois tinha muita umidade e a planta morreu e ficou com partes podres, ai começou a aparecer essas bolinhas ao fundo e depois abriram com essas estranhas lamelas cinzas dentro dele. Espécie da foto: Cogumelos ninho-de-passarinho (Cyathus stercoreus) Local: Belo Horizonte - MG
 
Sempre adando pela floresta encontro vários cogumelos, mas muitos são de díficil identificação, ainda mais esses que dão em troncos próximos ao chão da floresta. Mas nunca perco a chance de fotografar um. Espécie da foto: Ganoderma sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG Data da foto: ‎5‎ de ‎setembro‎ de ‎2020.
 
 
Acho os fungos seres bastante interessantes. Os cogumelos, os seus corpos frutíferos para se reproduzirem possui uma variedade de formas e cores. Esse nosso amigo da foto nasceu em um tronco onde tem uma orquídea. Espécie da foto: Gymnopilus luteofolius. Local da foto: Belo Horizonte - MG.
 
Acho o reino dos fungos muito interessante. Este belo cogumelo estava na base de um tronco de árvore que já estava morta a muito tempo. Mas sempre é bom deixar claro que muitos cogumelos são venenosos, e muitos também comestíveis, mas nunca se arisque em comer um quando encontrar eles por ai. Espécie da foto: Ganoderma sp. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticatubas - MG.


Estava em uma trilha em um dia chuvoso, quando tropecei em algo mole no chão da floresta. E me deparei com essa forma estranha marrom, parecendo um ser de outro planeta. Mas me aproximando vi que era um cogumelo bem machucado. Ele nasceu bem no meio da trilha, e procurando sua espécie em grupos do Facebook, descobri que eles geralmente são brancos, então esse já estava no final de sua vida. Espécie da foto: Calvatia sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG
 
 
Andando pelas trilhas sempre tem um tronco caído. Então não deixo de verificar se tem algum ser vivo por ali. E sempre me deparo com um cogumelo como este. As vezes solitários, ou em grandes grupos. E detalhe, esse é comestível e nativo do Brasil. Espécie da foto: Favolus brasiliensis. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG

 
Caminhado por trilhas fechadas, fui pular um tronco caído. Quando cai do outro lado dele, vi esses pequenos cogumelos. Então peguei minha câmera e tirei essa foto por baixo deles rapidamente na sorte, pois estavam bem na base do tronco, achei que iria ficar ruim e embaçada, mas até pegou pequenos detalhes. Espécie da foto: Candolleomyces sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG
 
 
Estava em uma trilha quando avistei de longe um tronco meio branco, como se fosse um pó na base da árvore. Quando me aproximei eram esses cogumelos que estava soltando seus esporos. Espécie da foto: Oudemansiella sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG
 
Em meio ao musgo e ao tronco das árvores, vi uns pequenos cogumelos alaranjados crescendo. Então me aproximei e vi um bom enquadramento para tirar uma foto de um deles. Mas só depois de ter tirado a foto reparei que tinha quele outro bem menor do seu lado. Espécie da foto: Heimiomyces xeromphalina Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 
Em uma trilha vi algo pequeno alaranjado no tronco e uma árvore. Quando me aproximei vi que era esse pequeno cogumelo. Os cogumelos realmente são seres incríveis, com uma variedade surpreendente, quanto mais ando mais acho eles diferentes por ai. Espécie da foto: Rickenella sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
Em um tronco velho caído em uma trilha, estavam essa pequena colônia, o estranho é que esse tronco já estava ali a bom tempo e nunca tinha visto esse espécie de cogumelos neste local. E outro detalhe é que eles apareceram no inverno, que é incomum para esses seres pois precisam de umidade, e a floresta estava bem seca nessa época do ano. Espécie da foto: Lentinus sp.Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
 
Estava em uma trilha fechada quando vi um tronco caída e algumas pequenas coisas agarradas nele. Quando me aproximei eram esses pequenos cogumelos parecendo aquelas cracas que ficam em navios. Então através de grupos de identificação chegaram a uma espécie. Espécie da foto: Stereum sp.Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
Em meio as trilhas da Serra do Curral com meu amigo , do nada encontramos esse cupinzeiro com essas estruturas estranhas fincadas nele. Fotografei pois não fazia ideia do que era. Pesquisando em grupos de identificação, desconfiava ser um tipo de fungo, foi dito e feito, são cogumelos que nasceram no cupinzeiro, incrível! Espécie da foto: Podaxis sp. Local da foto: Serra do Curral, Belo Horizonte - MG

E a época das chuvas chegam e eles brotam em vários lugares onde há matéria em decomposição. Esses cogumelos preferiram nascem em um tronco de árvore caída e forma essa colônia, ao contrário de muitos outros cogumelos que nascem solitários. Esse me atraiu devido sua forma e coloração peculiares. Espécie da foto: Hymenochaete sp. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
Tenho muitas outras fotos de cogumelos, mas ainda sem identificação, quando conseguir o nome da espécie atualizo a postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas