Pular para o conteúdo principal

Destaques

Tucano (Ramphastos toco)

Quem vê essa bela ave fica sempre encantado, mas eles tem um segredo meio sombrio.  

🐝 Abelhas: uma vida pequena e frágil mas de grande importância

Quando ouvimos falar em abelhas só imaginamos aquelas amarelas de listras brancas, mas na verdade existem muitas espécies diferentes e belas.


FOTOS DAS ABELHAS QUE ENCONTRO POR AI

 

Sem mais delongas vamos as fotos das abelhas que encontro por ai:

 

Abelha-jataí - Tetragonisca angustula


Começando com essas nossas pequenas amigas que muitos devem já conhecer, a abelha jataí, são pequenas e inofensivas, são as famosas abelhas sem ferrão, vivem em colônias. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Abelha Jataí-negra - Scaura latitarsis


Poucos já conhecem a abelhas jataí, e a jataí-negra então menos ainda. Então aqui está uma boa foto dela pra você ver outro tipo de abelha sem ferrão, é inofensiva. Local da foto: Moeda - MG.


Abelha Arapuá - Trigona spinipes


Outra abelha sem ferrão e inofensiva, e muito parecida com a jataí-negra. Em um belo dia em meu jardim, vi uma pequena abelha voar em direção das mini-rosas. Quando me aproximei, achei que era uma jataí-negra (Scaura latitarsis), mas na dúvida, tirei a foto e levei a um grupo de identificação. E eles descobriram e falaram que era uma Arapuá (Trigona spinipes). Fiquei muito feliz por ter uma abelha dessas por aqui e ainda mais nativa. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Abelha Iraí - Nannotrigona testaceicornis


Todos acham que as abelhas são somente aquelas clássicas de cor amarelo com listras pretas, ou seja as africanas. Mas aqui no Brasil tem muitas espécies nativas e de uma importância muito grande. Essa ai tirei aqui mesmo em meu jardim de suculentas, adoro essas pequenas polinizadoras. Local da foto: belo Horizonte - MG.


Abelha Euglossa bazinga


Bom não tenho certeza se é essa a espécie, a Euglossa bazinga, mas foi a mais próxima que consegui achar, pelo menos o gênero. Tirei este foto no jardim do prédio onde moro, fiquei surpreso ao ver uma abelha verde-prateada. Local da foto: Belo horizonte - MG.


Momento certo e hora certa. Sempre gostei das abelhas, principalmente as abelhas solitárias, mas essa tornou-se uma das minhas favoritas. Estava próximo a uma planta com várias flores que ainda não descobri o nome, e logo vi várias abelhas indo nessa flores. Primeiro veio alguns zangões, pequenas jataí, e logo vi algo verde diferente nas flores escondidas atrás. Como já estava com a câmera na mão, não perdi a chance, e consegui essa foto, nunca comemorei tanto ao tirar uma foto, e confesso que quase chorei. Essa espécie foi descoberta pelos cientistas brasileiros André Nemésio e Rafael Ferrari. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Abelha - Apis sp.

 

Essa enfim é a famosa abelha amarela de listras pretas. Também chamada de abelha-européia, ela sim pode trazer riscos a saúde, ainda mais se você for alérgico a picadas de insetos. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticatubas - MG.

 

Abelha Mamangava - Xylocopa grisescens 


As abelhas são fascinantes. Muitas pessoas acham que só existem aquelas abelhas amarelas com listras pretas, ou seja as africanas, mas não, elas tem uma variedade incrível e são fundamentais para a manutenção e conservação dos ecossistemas. Essa mamangava aí estava polinizando umas flores no jardim do sítio do meu tio. Local da foto: Condomínio Morada do Lago, Jaboticatubas - MG.


Abelha Oxaea flavescens


Essa é uma foto que eu queria que tivesse saído boa. Como uso uma câmera semi-profissional, focou só as folhas e não a bela abelha ali. Mas valeu a pena o registro, um dia consigo uma foto melhor dela. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Abelha-Carpinteira - Xylocopa augusti (macho)


Essa linda espécie de abelha-carpinteira (Xylocopa augusti) estava no jardim da casa de minha namorada. Eu varrendo o quintal vi que tinha algum inseto diferente com olhos verdes em meio a sujeira. E era essa espécie, e um macho. Até onde pesquisei sobre ela, me parece ser uma espécie que são comumente associados a flores da espécie Passiflora. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Abelha-de-óleo - Centris scopipes


Eu estava chegando no fim de um trilha foi então que ouvi um zumbindo bem fraco em meio ao silêncio da floresta. Então parei para tentar escutar melhor, foi ai que ela surgiu da vegetação rasteira, ia e voltando por entre as folhas a procura de flores. Foi então que peguei minha câmera e começou o pega-pega atrás de uma boa foto. Infelizmente a melhor que consegui foi essa, mas fico muito feliz pelo registro de uma abelha solitária e nativa do cerrado. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Mamangava-preta (Bombus morio)

 

Estava próximo a umas folhagens, quando ouvi um zumbido alto. Foi ai que essa minha amiga apareceu de dentro das folhagens a procura de flores. Então foi ai que a caçada começou. Ela não parava em só lugar, e como tinha muita folhagem em volta não conseguia tirar uma boa foto e muito menos me aproximar dela que ela voava. Por fim, depois de uns 10 minutos, eu me sentei próximo a uma flor que estava para fora da folhagem, e foi ai que ela se aproximou e consegui a foto. Virei um caçador de abelhas depois disso, a procura de espécies nativas belas e diferentes. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Conseguindo mais fotos das abelhas vou atualizando a postagem

Comentários

Postagens mais visitadas