Pular para o conteúdo principal

Destaques

Tucano (Ramphastos toco)

Quem vê essa bela ave fica sempre encantado, mas eles tem um segredo meio sombrio.  

Moscas: os insetos de duas asas

Muitas pessoas quando pensam em moscas logo vem a cabeça aquela que fica rodeando o lixo ou sua comida, mas aqui vou mostrar que elas são muito além disso.


MINHAS FOTOS DE DÍPTEROS


Agora sem mais delongas, vamos as fotos que tirei de alguns dípteros por ai:


Mosca soldado-negro (Hermetia illucens)


Em meu jardim nunca vi tantos insetos diferentes assim nos últimos anos. Esse nosso amigo ai parece uma vespa, mas na verdade é uma mosca, pertencente a Ordem dos insetos Diptera. Seu mimetismo é incrível, tendo uma aparência bem parecida com de uma vespa. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Mosca-oriental-da-latrina (Chrysomya megacephala) macho


Um dia estava na rua, e quando vi algo pequeno voar, mas de cor azul. Então não perdi a chance de tirar uma foto. Primeira vez que vejo uma mosca dessas. Minha amiga que estava perto achou ela nojenta. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Mosca-das-flores (Ornidia obesa)


Quando vi esta mosca, logo peguei a câmera, pois sabia que não era uma mosca comum. Só um bom tempo depois, com ajuda de um grupo de identificação de insetos descobriram que era da espécie Ornidia obesa. Local da foto: Belo Horizonte - MG


Estava na praça perto de casa, quando essa pequena mosca pousou em um tronco de uma palmeira, e logo veio lentamente para minha mão e não perdi a chance de tirar essa foto, não estava com a minha câmera, então foi com o celular mesmo. Achei interessante pois a maioria das moscas fogem. Local: Belo Horizonte - MG


Mosca-de-pernas-longas (Taeniaptera annulata)

 

Se você acha que sabe o que é uma mosca e que são só aquelas que ficam na cozinha voando sobre os alimentos está muito enganado. Apresento a vocês a mosca pernalonga, sim essa provavelmente vocês nunca viram e não espera que existisse uma mosca assim. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

 Mosca-mydas (Gauromydas heros)

 

Quando vi esse belo inseto, logo já pensei, vixe uma vespa bem grande e perigosa. E aposto que você também pensou que fosse uma vespa, mas não, ela é uma mosca, elas mimetizam (imitar) uma espécie de vespa, a do gênero Pepsis sp. Ou seja eu cai direitinho no seu disfarce. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Mosca-pegasus (Ylasoia pegasus)


Você acreditam se eu dizer que esse inseto é uma mosca? Quando vi e depois tirei a foto, fiquei com pensando se era uma abelha preta ou algum outro inseto, nunca imaginaria que seria uma mosca. Descobri a espécie em um grupo de identificação de especialistas em entomologia. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Mosca-soldado (Merosargus caeruleifrons)


Estou cada vez mais gostando da Ordem Diptera dos insetos. É cada mosca diferente que estou registrando, uma mais diferente que a outra. Sempre achava que mosca era só aquela que ficava voando em cima dos pratos de comida e lixo. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Mosca-soldado (Sargus fasciatus)


Infelizmente não estava com a minha câmera na hora e tive que tirar com o celular mesmo. Estava na rua quando vi essa pequena mosca pousar em uma folha, foi ai que peguei o celular mesmo e tirei várias fotos, essa foi a melhor de todas. Agora imagine todo mundo passando e me vendo tentando tirar foto de um mosquito. Mas mesmo assim minha curiosidade para tentar descobrir depois qual espécie era foi maior. Tente reparar nos detalhes das cores metálicas esverdeadas no seu tórax, e claro sem mencionar o tamanho dos olhos. Local da foto: Belo Horizonte - MG.

Mosca-europeu (Tipula paludosa)


Você com certeza já viu um desses grandes mosquitos voando e pensou que fosse um pernilongo gigante ou pernilongo borrachudo. Mas na verdade ele é uma mosca e nem picam. Local da foto: Belo Horizonte - MG.


Mosca-predadora-metália-de-pernas-longas (Condylostylus sp.)

 

Estava fotografando alguns pássaros ao longe, quando vi algo bem pequeno brilhar sobre as folhas no chão. Então me aproximei mais e vi que era essa pequena mosca. Então com a câmera já preparada consegui essa foto, porém não sei se vocês reparam, eu peguei ela logo na hora do lanche. Ela já era pequena, mas o bicho que ela estava comendo era tão minúsculo que não faço ideia do que seja. Local da foto: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.


Como são muitas espécies de dípteros, vou atualizando a postagem quando conseguir mais fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas