Pular para o conteúdo principal

Destaques

Tiziu (Volatinia jacarina)

O Tiziu é um passarinho bem conhecido e famoso dos campos brasileiros. Com seu canto característico com pulos alegres.

Gavião-carijó - Rupornis magnirostris

Aqui venho apresentar a vocês algumas fotos do gavião mais famoso das cidades, o gavião-carijó.


O Gavião-carijó (Rupornis magnirostris), é uma das aves de rapina que se adaptaram muito bem ao ambiente urbano. Onde consegue capturar presas como pequenos pássaros, entre eles rolinhas, bem-ti-vi, pardais, aves de gaiola e também calangos e vários outros animais que podem caber em suas garras.


Vamos a algumas fotos desse pequeno raptor.

 

 

Começando com um jovem, que foi a primeira foto que tive da espécie. Tirei essa foto da janela do meu apartamento, quando ele estava tentando capturar um passarinho da gaiola do meu pai e do vizinho.



Essa foto acima mostra como eles são bem espertos, e já tomaram conta da cidade grande. Rápidos e fatais, os gaviões-carijó costuma voar em casais, fazendo movimentos circulares enquanto os dois vocalizam em dueto. Possui o hábito de utilizar o mesmo poleiro de caça por longo tempo (dias e até semanas).


 

Nessa foto acima em um belo dia estava no jardim cuidando das plantas. Quando vi algo estático no mourão que segura a certa de uma hora em frente onde moro. E era essa bela fêmea de gavião-carijó. Com certeza estava a espera de uma presa, pois logo depois dessa foto ela saiu em rasante pela horta.



Nessa outra foto eu estava na praça perto de casa com um amigo quando ele falou: "Olha ali um sabiá na árvore!" Ai eu disse, isso não é sabiá não, está muito grande. Por minha sorte estava com a câmera na sacola, peguei e tirei uma foto para ver mais de perto quem era. E era esse gavião-carijó de olho nas pequenas rolinhas da praça. O mais bonito que achei foi seu olhar penetrante para mim. Alguns momentos são únicos, por isso adoro fotografar a natureza.

 

 

Nessa outra foto, eu estava em uma mata fechada, quando vi ela no alto da árvore, era uma fêmea, e acho super legal quando eles me veem primeiro e quando dou o zoom da câmera e ela está olhando.



Nessa foto acima, não sei se você via conseguir ver uma pequena cauda nas garras desse macho do gavião-carijó. Pois é ele conseguiu capturar um calango.



Já nessa outra, é um outro jovem da espécie, mas esse já estava dentro de uma floresta.


O que achou da postagem? Deixe nos comentários e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas