Pular para o conteúdo principal

Destaques

Capacetinho-do-oco-do-pau (Microspingus cinereus), uma espécie ameaçada

Quando estava nas trilhas da Serra do Cipó, ao longe avistei alguns pássaros em uma árvore. Pra minha surpresa, eram o Capacetinho-do-oco-do-pau ( Microspingus cinereus ) Provavelmente nessa foto era um casal que estava pousado na árvore.   Andando por esse trilha, me surpreendi, quando dei o zoom na câmera, pois estavam longe. Ai na hora vi que era uma espécie de ave que nunca tinha registrado. Mas na hora não sabia que era uma espécie em risco de extinção e rara.   Veja eles novamente, e como na primeira foto que tive que dar um zoom ficou meio embasada, pois eles estavam bem longe.   Fiquei muito feliz depois que descobri que era o Capacetinho-do-oco-do-pau (Microspingus cinereus), mas triste por saber que está em risco de extinção.   O capacetinho-do-oco-do-pau é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como capacetinho-cinza e andorinha-do-oco-de-pau. É uma espécie em risco de extinção, considerada globalmente vulnerável (BirdLife Internation...

Falcão-de-coleira (Falco femoralis)

Esse pequeno falcão é bem ágil e esperto.


Consegui algumas fotos boas dele veja algumas:

 

 

 

Essa espécie foi uma novidade para área da floresta do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Nunca tinha visto eles por lá, e estavam em casal. Está espécie caça rente ao solo em campos e restingas. Às vezes peneira. Come insetos, também cupins em revoada, lagartixas, morcegos e ocasionalmente pássaros e até cobras peçonhentas como a jararaca. Aparece nas grandes queimadas, onde pousa em árvores à frente do fogo para localizar presas. 


Localidade:  Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG



Nessa foto esse nosso amigo ai estava acompanhado por sua parceira, mas um pouco antes de me aproximar deles, eles já tinham me visto e começaram a soltar uns pios estranhos. Ai quando fui me aproximando eles simplesmente começaram a dar rasantes por cima da minha cabeça. Então cheguei a conclusão que tinha algum ninho deles ali próximo, mas não consegui achar.

 

Localidade:  Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG

 


Nessa outra foto, esse pequeno falcão esta a no alto de uma grande árvore seca. Quando o vi peguei logo a câmera para registrar uma foto. Mas para minha surpresa, ele tinha acabado de predar uma presa (veja as outras fotos), pois estava com alguma coisa entre as patas. Valeu a pena para para registrar esse momento. 


Localidade:  Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG

Comentários

Postagens mais visitadas